quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O real Brasil e seus “heróis de fachada”

“Vivemos em uma época do politicamente correto demais, e isso me deixa um pouco desesperada porque eu acho que a gente precisa de anti-heróis também não só de heróis, principalmente heróis de fachada”

Pitty



Nos tempos da ditadura tivemos o que muito brasileiros, inclusive eu, julgamos ser um herói , Chico Buarque de Holanda. Ele lutou contra a ditadura da forma que sabia fazer melhor: com suas músicas, tendo destaque a minha preferida, “Cálice”, na qual lutava pela liberdade de expressão. Resultado: foi afastado de terras tupiniquins por um tempo, no chamado exílio.

2010, ano de eleição, poucos dias antes de milhões de brasileiros irem às urnas para votar no primeiro segundo turno da história desse país disputado por três candidatos: Dilma Rousseff, José Serra e Nulo, o único sem sobrenome, o que menos chance teria de ganhar e seria a melhor escolha para o Brasil. A presidenta, assim mesmo com “a” no final, uma mulher que nem ao menos consegue administrar uma simples loja de brinquedos, que surgiu Deus sabe de onde, que é a favor do aborto... Gente, isso é um absurdo! Aborto? Crianças inocentes iriam morrer se nosso herói não viesse nos salvar novamente. E quem confiava? EU, eu confiei e esperei e ele não me decepcionou, ele chegou, chegou mais não do lado correto. Lá estava o nosso “herói” na propaganda eleitoral, não tão gratuita assim, da pior das três escolhas: Dilma Rousseff. O que um dos grandes heróis brasileiros estaria fazendo ali? Heroísmo de fachada e nada mais. Vidas foram poupadas na ditadura por heróis, tudo que menos quero é que vidas inocentes sejam desperdiçadas por heróis de fachada.

“Lobo em pele de cordeiro”, será que o meu antigo ídolo Chico Buarque de Holanda poderia explicar essa expressão?




Rafael Oliveira Magalhães para o blog Pão and água.

1:08 am

03/11/2010

3 comentários:

  1. Texto bem escrito, você expressou sua opinião de uma maneira que pôde retomar Chico Buarque no tempo da ditadura, dito como "herói", mas... O que ele teria a ver com as eleições desse ano?

    Até.

    ResponderExcluir
  2. sim, a sua opinião foi bem expressada
    e Chico Buarque teria a ver com o caso de muitas pessoas o tomarem com um "heroi" e iram segui-lo
    foi mais ou menos a mesma coisa que Lula fez e isso fez com que as perspectivas de voto subissem
    eu acho que essas pessoas não deveriam fazer propaganda para canditados
    isso me deixa indignado

    ResponderExcluir
  3. Afff... Já que Bellini lembrou,cara, essa história do Lula ter enfeitiçado o povo à favor dessa... da nossa nova Presidenta, me deixa mto indignada tb, e podem até falar "ah, mas eles são dos mesmos partidos, ele tinha que apoiá-la mesmo", mas apoiar é uma coisa, outra coisa é persuadir as pessoas com tamanha cara-de-pau por ter sido um dos melhores presidentes do Brasil... Fico pensando se a Marina conseguirá despalcar Lula de seu teatro na próxima eleição.

    ResponderExcluir